Depois de uma curta temporada de sucesso no Rio de Janeiro, de 10 a 15 de julho, começa nesta sexta-feira, dia 17, em São Paulo, o Anima Mundi 2015, Festival Internacional de Animação do Brasil que cumpre um importante papel no desenvolvimento da animação brasileira, além de apresentar ao público nacional importantes produções, técnicas e renomados profissionais da área.

A 23ª edição do Anima Mundi chega a São Paulo em novos espaços: na Cinemateca Brasileira, que concentrará as sessões e oficinas, além das mesas de debate do Anima Forum, e também no Caixa Belas Artes, de 17 a 22 do mesmo mês.

O Brasil também estará bem representado na mostra de filmes, a grande vitrine que o Anima Mundi apresenta a partir de uma seleção com cerca de 1600 produções inscritas. Entre os 450 filmes selecionados, o Brasil sai na frente com 108 trabalhos, vindo em seguida França (42), Estados Unidos (30), Alemanha (26), Reino Unido (26), Bélgica (20), Canadá (14) e Dinamarca (12). As sessões incluem ainda trabalhos de países como Austrália, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Eslováquia, Estônia, Hungria, Índia, Irã, Israel, Itália, Jamaica, Letônia, Moldávia, Romênia, Rússia, Suíça, Taiwan, Ucrânia e Uruguai.

Além da exibição do filme O Pequeno Príncipe (The Little Prince), a 23ª edição o Anima Mundi homenageará a França e terá como principais convidados Jorge R. Gutierrez (diretor de Festa no Céu) e Steve Hickner (responsável por O Príncipe do Egito e Bee Movie). Os filmes Song of the Sea e Shaun: O Carneiro estão na programação, assim como os curtas indicados ao Oscar deste ano A Single Life e Me and My Moulton.

Abaixo você confere um vídeo com a abertura do festival Anima Mundi e com trechos dos principais curtas que serão exibidos na programação desse ano, que vocês conferem no site oficial do festival.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.