Texto da amiga e colaboradora: Mariana Laviaguerre

Três anos antes do mundo conhecer Britney Spears, doze antes da Demi Lovato estourar em Camp Rock e dezesseis antes do produtor Simon Cowell criar o Fifth Harmony no programa X-Factor, quem dominava as paradas era o grupo britânico Spice Girls. Em uma época em que bandas de rock como Garbage, Bush, Oasis e Blur dominavam as paradas, foi na metade do ano de 1996 que as cinco meninas lançaram seu primeiro single, “Wannabe”, que injetou sangue pop nas rádios e MTV’s de todo o mundo. E lá se vão vinte anos desde que o hoje clássico clipe da música (filmado em um take só) tomou o mundo de surpresa e ajudou a propagar o “girl power”, lema de empoderamento feminino que elas pregavam do alto de suas plataformas coloridas e figurinos icônicos. “Se você quer ser meu namorado, você tem que se dar bem com as minhas amigas, fazer durar para sempre, a amizade nunca termina”.

Lembro da primeira vez em que assisti a este clipe. Eu tinha 15 anos e minha vida era dividida entre ir ao colégio pela manhã e assistir MTV à tarde (geralmente acompanhada das minhas melhores amigas). Um dia à tarde vi o clipe no canal, que passou sem muito alarde: nem ao menos tinha um VJ (os YouTubers da época) para explicar quem eram aquelas cinco garotas saltitantes e de onde saiu aquela música chiclete. Eu, que usava a minha faceta de roqueira em frente à minha turma do colégio Bom Conselho mas secretamente ouvia Boyzone e Take That (os grupos britânicos pop do começo dos anos 90), caí de amores na hora.

Eu não tinha Internet ainda (talvez você não saiba disso, mas existiu um dia em que ter Internet em casa era um privilégio de poucos, muito poucos!), então não tinha como pesquisar nada sobre a banda ou a música. Porém, na mesma semana encontrei o primeiro CD (ja ouviu falar nesta mídia velhíssima?) das Spice Girls (“Spice”) em uma loja que só vendia produtos importados no shopping que eu frequentava. Era caro e não pude comprar, mas me achei “cool” por ter “descoberto” um grupo novo incrível. Mal sabia eu que poucos meses depois só o que se via nas bancas de revistas eram pôsteres de Geri, Mel C, Mel B, Victoria e Emma (nomes que descobri muito tempo depois de ter assistido ao clipe de “Wannabe” pela primeira vez) e que elas teriam não apenas um, mas dezenas de hits que dominaram as paradas do mundo todo principalmente entre os anos de 1997 e 1999.

Viraram símbolo de uma década. Rodaram o mundo em turnês, lançaram um filme divertidinho (“Spice World”), licenciaram centenas de produtos. Toda menina (e muitos meninos também, tá?) se identificava mais com a personalidade de uma delas (Geri era a espevitada, Emma a romântica, Victoria era a Spice fashion, Mel C a esportiva e Mel B a louquinha desbocada) e todas acreditavam no “Girl Power” (que deveria ser clamado acompanhado do símbolo de “paz e amor” feito com os dedos, claro).

O lançamento de “Wannabe” comemora hoje vinte anos com uma certeza: é um dos maiores hits dos anos 90 (foi o 12o single mais vendido da década) e permanece mais novo do que nunca. Em uma época em que as mulheres infelizmente ainda precisam provar seu valor para a sociedade e encaram diariamente comportamentos machistas, ele ainda cumpre até hoje seu papel como hino de “girl power”.

A música foi tema de um dos mais divertidos clássicos recentes da Disney, O Galinho Chicken Little (Chicken Little), lançado nos cinemas em 2005. Até personagem Disney é fã das grandes Spice Girls. Confira o trecho abaixo:

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.