Em cartaz nos melhores cinemas do Brasil, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge está fazendo bonito nas bilheterias nacionais e internacionais e para comemorar, o Plugou apresenta uma matéria com curiosidades enviadas pela própria Warner contando um pouco sobre a preparação dos figurinos e dos veículos utilizados no longa.

O protagonista, por exemplo, usa uma armadura criada com 110 peças separadas e teve 50 capas para diferentes situações, como fuga, lutas etc. Selina Kyle, a Mulher-Gato, ganhou 20 figurinos, incluindo óculos que, quando virados, parecem orelhas de gato. O vilão Bane utilizou sete trajes no total.

FIGURINOS

Batman

– O figurino em O Cavaleiro das Trevas Ressurge manteve-se inalterado em relação ao design utilizado em O Cavaleiro das Trevas.

– É composto de 110 peças separadas.

– As peças moldadas em uretano semi-flexível são fixadas a uma malha de poliéster chamada malha espaçadora 3D, que é vendida para militares e para fabricantes de artigos médicos e de materiais esportivos hi-tech como um substituto do neoprene, pois é muito “respirável”. É de malha e não é tecida.

– Painéis de fibra de carbono – forte, leve e resistente – podem ser encontrados dentro muitas peças de uretano moldado em torno das pernas, tórax e abdômen do traje, para proteção adicional.

– A Produção criou 50 capas ao todo – variando em forma, comprimento e tamanho – para adaptar-se a diferentes situações, tais como fuga, caminhada a pé, ação/luta e salto.

– A capa é feita de um tecido eletro-estaticamente flocado e adota um processo utilizado pelo Ministério da Defesa do Reino Unido para situações em que é necessária a detecção em condições de visibilidade mínima à noite.

– O departamento de Efeitos Especiais inventou um novo tipo silencioso de máquina de vento direcional, para uso na geração da imagem de capa esvoaçante inspirada em ilustrações icônicas de histórias em quadrinhos.

– O peso total do traje com capuz e capa é de aproximadamente 13,6 kg.

Mulher-Gato

– 20 trajes foram feitos para a gata-ladra Selina Kyle.

– Cada traje tem duas peças com o cinto posicionado de forma a dar uma impressão de peça única.

– O traje é composto de um cinto de utilidades, luvas até o cotovelo, botas até a coxa e óculos. A figurinista Lindy Hemming projetou os óculos para parecerem orelhas de gato quando virados.

– Há sete botas diferentes com saltos de várias alturas para ações como correr e andar de Batpod, mas a “bota da heroína” tem um salto de lâmina cortante para lutar e retalhar.

– O traje é feito de laminado de fibra de carbono em relevo. É composto de duas camadas, sendo a externa de spandex revestido de poliuretano com a textura de uma trama hexagonal de fibra de carbono.

Bane

– Sete trajes no total foram criados para o Bane, compostos de botas e calça de combate e armadura. O traje é feito de materiais naturais e formado por retalhos e peças reaproveitados.

– A máscara do Bane é feita de polímero ABS e foi construída pelo departamento de Efeitos de Figurinos usando uma impressora 3D.

BAT- VEÍCULOS

Batmóvel

– O Batmóvel não mudou desde Batman Begins, mas em O Cavaleiro das Trevas Ressurge aparecem diversos veículos tumbler em suas cores de camuflagem originais.

– Existem três diferentes tipos de tumblers personalizados camuflados, um com canhão em torre giratória, outro com lançador de mísseis teleguiados e um terceiro com outro canhão.

– O Batmóvel foi projetado por Christopher Nolan e pelo Designer de Produção Nathan Crowley na garagem do cineasta em Los Angeles. O protótipo foi feito grudando carros de brinquedo, eventualmente combinando um Hummer e um Lamborghini – com inspiração em veículo de origem militar.

– O nome tumbler se origina do histórico militar do veículo, devido à sua capacidade de saltar e dar cambalhotas.

– O carro não tem eixo dianteiro. Nolan queria que as rodas pudessem ser montadas na lateral, o que num primeiro momento acreditava-se ser impossível. No entanto, o Supervisor de Efeitos Especiais Chris Corbould e o Supervisor de Oficina Andy Smith acabaram por encontrar uma maneira de fazer funcionar as rodas montadas nas laterais.

– Tudo no Batmóvel foi construído do zero. Não é um veículo já existente que foi remodelado ou personalizado.

– O Batmóvel tem seis rodas – duas na frente e quatro na parte de trás, que são pneus de “monster truck”. Três conjuntos diferentes de pneus com quantidades variadas de banda de rodagem foram criados para que o piloto dublê George Cottle pudesse decidir o quanto de energia de derrapagem necessitaria para cada situação.

– O veículo consome gasolina comum sem chumbo e pesa duas toneladas e meia.

– O veículo pode pular até 2m de altura e já saltou a uma distância de 20 metros.

– Sua velocidade máxima é de aproximadamente 169 km/h e acelera de zero a 97 km/h em cinco segundos

Bat-pod

– O design da Bat-pod não se alterou desde O Cavaleiro das Trevas.

– A Bat-pod foi projetada e desenvolvida para dar ao Batman um meio mais rápido para andar pelas ruas de Gotham City. Tal como o Batmóvel, a moto é rápida e feroz, e é perfeitamente adequada a situações hostis. Foi construída para todas as superfícies e está equipada com três armas de cada lado: um canhão de munição explosiva, uma arma de captura e uma metralhadora.

– Os pneus são idênticos aos do Batmóvel.

– O peso total da Bat-pod é de cerca de 330 kg.

– A moto é projetada para o piloto permanecer sempre nivelado, mesmo quando a moto se inclina.

– É tão veloz quanto o Batmóvel.

– É uma moto que não necessita suporte para permanecer em pé quando parada.

– Cada elemento da Bat-pod tem uma função própria. Não existe nada ali apenas para efeito estético.

Morcego

– A mais recente adição à frota de veículos do Batman é o Morcego.

–  O Morcego é um veículo aéreo-urbano – meio helicóptero, meio avião de decolagem e aterrissagem vertical – projetado por Nolan e Nathan Crowley, e construído pela equipe de Chris Corbould a partir de uma miniatura.

– Cada painel sob medida do Morcego é esculpido e moldado em fibra de carbono peso-leve.

– Há dois Morcegos completos, e dois cockpits separados para cenas em que Batman é mostrado dentro do veículo.

– O Morcego pesa cerca de 1.360 kg.

– Embora tecnicamente o Morcego não possa voar sem auxílio (embora voe no filme usando efeitos visuais e práticos), possui canhões de verdade que disparam pirotecnia. Todas as luzes são controladas por rádio para mudarem o ângulo em pleno vôo.

– Ao Morcego é dada a ilusão de voar de diversas formas: sob um helicóptero, em cabos elevados, suspenso com cabos por um guindaste, montado em seu próprio veículo ou até em trilhos, quando é mostrado rompendo através de superfícies.

– São necessárias três pessoas para operar o veículo ao qual o Morcego está acoplado durante cenas de perseguição pelas ruas: um motorista e dois técnicos, um dos quais controla o movimento para cima e para baixo e outro que controla o movimento para os lados e o movimento para frente e para trás.

– A altura que o Morcego atingiu quando acoplado ao veículo foi de cerca de 5 a 8 metros.

– Durante a cena de perseguição no túnel Wabash em Los Angeles, havia apenas 45 cm de folga de cada lado do Morcego.

– Para simular uma decolagem, o Morcego foi suspenso de um helicóptero Sikorsky carga-pesada e levantado a partir do telhado de um prédio.

Na trmaa, oito anos se passaram desde que Batman desapareceu na noite e passou de herói a fugitivo. Ao assumir a culpa pela morte de Harvey Dent, o Duas Caras, o Cavaleiro das Trevas sacrificou tudo pelo que ele e o Comissário Gordon esperavam ser o melhor. Por um tempo a mentira funcionou, com a criminalidade em Gotham City sendo destruída pela lei anti-crime de Dent.

Mas tudo irá mudar com a chegada de uma ladra com interesses misteriosos. Muito mais perigoso, porém, é o aparecimento de Bane, um terrorista mascarado cujos planos cruéis para Gotham visam tirar Bruce de seu exílio autoimposto. Mesmo usando novamente seu capuz e sua capa, porém, Batman pode não ser páreo para Bane.

Liderando o elenco internacional de estrelas está o vencedor do Oscar® Christian Bale (O Vencedor), que novamente interpreta o papel duplo de Bruce Wayne/ Batman. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge também é estrelado por Anne Hathaway, como Selina Kyle; Tom Hardy, como Bane; a vencedora do Oscar® Marion Cotillard (Piaf: Um Hino ao Amor), como Miranda Tate; e Joseph Gordon-Levitt, como John Blake.


Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.