Mickey, Minnie, Pato Donald e Pateta lhe convidam para embarcam em uma caça ao tesouro por algumas das animações mais populares dos estúdios Disney de todos os tempos no novo espetáculo Disney On Ice: Tesouros Disney, que chega em São Paulo e Rio de Janeiro, no mês de maio.

Apresentando oito filmes Disney e levando aos palcos mais de 50 personagens, Tesouros Disney conta uma história para cada geração e estreia no Rio de Janeiro dia 21 de maio, no HSBC Arena e em São Paulo, dia 27 de maio, no Ginásio do Ibirapuera. Trazido pelo Ministério da Cultura e Brasilprev, patrocínio Cielo, produção de Feld Entertainment e realização da Time Four Fun. Os ingressos para as temporadas carioca e paulistana já podem ser adquiridos.

Nós escolhemos algumas das melhores preciosidades da Disney para essa produção“, comenta a produtora Nicole Feld. “Nós percorremos todo o portfólio de Disney On Ice, tentando trazer algo diferente para o público. Nós queríamos reunir histórias que ressoassem não apenas no público infantil, mas que atraíssem os pais também. Tesouros Disney traz tudo, desde os piratas fanfarrões de Peter Pan até o duo cômico de Timão e Pumba em O Rei Leão“, completa.

A interação do público é o componente-chave para a experiência com o Disney On Ice. Nós queremos que o público se sinta como parte do show e isso fica evidente nessa produção“, comenta a produtora Juliette Feld. “Rapunzel e Flynn compartilham com uma pessoa do público um momento especial, quando acendem uma lanterna juntos. Sebastian convida todos a dançaram ao ritmo de ‘Aqui no Mar’. Peter Pan e Tinker Bell encorajam o público a ecoarem o ‘tic-tac’ do crocodilo. E Aladdin recebe convidados em Agrabah“.

As pessoas ficarão maravilhadas em ver como seus personagens favoritos e animações da Disney são apresentados. O show inclui momentos de filmes clássicos como Peter Pan, O Rei Leão, Alice no País das Maravilhas, Branca de Neve e os Sete Anões, Aladdin e A Pequena Sereia, e viaja até os novos hits como Enrolados e A Princesa e o Sapo.

Trazer uma variedade tão ampla de animações Disney à vida gerou um desafio interessante para a equipe criativa do show. “Eu amo o contraste entre o primeiro tesouro animado da Disney, Branca de Neve e os Sete Anões, e o mais recente, Enrolados“, comenta o diretor Patty Vincent. “Eu voltei aos arquivos para assistir à Branca de Neve e os Sete Anões, só para ter a noção de que percorreríamos dos anos 30 até hoje em apenas uma produção. É incrível ver de qual ponto saímos e onde nos encontramos hoje, não apenas com a animação em si, mas também com o enredo“.

A primeira história no espetáculo leva o público ao País das Maravilhas, onde Alice, o Chapeleiro Maluco, os gêmeos Tweedledee e Tweedledum, e o Coelho Branco irão “Pintar as Rosas de Vermelho” para a Rainha de Copas. A Rainha lidera seu exército de cartas em direção a uma fantasia incrível construída pela coreógrafa Cindy Stuart. “Nós temos um set de cartas dupla-face completo, o que deixou a coreografia realmente única. Eu tentei confundir os olhos dos espectadores fazendo com que os patinadores do exército fossem para todas as direções. O público terá que descobrir quando os artistas estarão patinando para frente e para trás“, comenta Stuart.

A plateia então fugirá para a Terra do Nunca com Peter Pan e irá visitar o esconderijo dos Garotos Perdidos. Para manter a toada através dos diversos tesouros da Disney, o designer James Youmans teve que criar um set versátil, que pudesse ser rapidamente modificado. “O set consiste em diversos pedaços que se separam uns dos outros, nos permitindo rearranjá-los ou movê-los em pedaços, das laterais até o centro do gelo“, comenta Youmans. “Com a liberdade de poder girar o cenário, podemos converter o navio pirata do Capitão Gancho em um castelo encantado. Ter um cenário que se transforma em diferentes cenas é vital quando se tem diversas histórias em uma única produção“, completa.

O design de figurino para o show teve que ser único para cada história e retratar com precisão os personagens vistos nas animações das telas, mas também permitir o movimento no gelo. “A produção focou em comemorar o legado das animações da Disney, então é muito importante que o figurino seja uma representação verdadeira dos personagens animados“, comenta Dawna Oak, figurinista do show e diretor de figurino da Feld Entertainment.

Por exemplo, minha visão para o figurino dos Garotos Perdidos era de deixá-lo o mais possível parecido com pijama. Que fossem parecidos com o macacão simples e fofo da animação“, diz Oak. “Por isso, eles fecham com zíper e são feitos de pelúcia e os fundilhos abertos e presos por botões, iguais aos antigos pijamas usados no filme“.

Com a evolução do espetáculo, a iluminação toma conta do centro do palco, transportando o público diretamente para o coração de cada conto. O designer de luz Jesse Blevins usa uma variedade de técnicas para estabelecer o clima, adicionando emoção e profundidade a cada cena do show. Para o início de O Rei Leão, Blevins ilumina o gelo com um matiz quente em amarelo, laranja e dourado criando uma manhã tranquila. No desenrolar da história, Simba se encontra em apuros e Blevins usa uma iluminação dramática e sombras, juntamente com sons de cascos, o que faz o público se sentir junto de Simba no meio de bestas selvagens. “A iluminação é muito importante na narrativa da história. Ela realmente adiciona um elemento teatral e leva os espectadores de uma história a outra num piscar de olhos“, diz Blevins.

Com uma sequência de grandes músicas, cenas memoráveis e personagens atemporais, Disney On Ice: Tesouros Disney levará as pessoas a reviverem toda a magia das animações mais queridas da Disney.

DisneyOnIce2014

DISNEY ON ICE: TESOUROS DISNEY

Duração do espetáculo: Aproximadamente 1h40

Valores: R$25,00* à R$240,00
* Valor de Meia-entrada, que é obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.

SERVIÇO – RIO DE JANEIRO

Quando: De 21 a 24 de maio

Local: HSBC Arena (Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401- Barra da Tijuca)

Sessões:
– 21 de maio de 2015: 11h00 | 15h00 | 19h30 (Quinta-feira)
– 22 de maio de 2015: 11h00 | 15h00 | 19h30 (Sexta-feira)
– 23 de maio de 2015: 15h00 | 19h00 (Sábado)
– 24 de maio de 2015: 11h00 | 15h00 | 19h00 (Domingo)

SERVIÇO – SÃO PAULO

Quando: De 27 de maio a 07 de junho

Local: Ginásio do Ibirapuera (Rua Manoel da Nóbrega, 1361)

Sessões:
– 27 de maio de 2015: 20h00 (Quarta-feira)
– 28 de maio de 2015: 10h30 | 15h30 | 20h00 (Quinta-feira)
– 29 de maio de 2015: 16h00 | 20h00 (Sexta-feira)
– 30 de maio de 2015: 15h00 | 19h00 (Sábado)
– 31 de maio de 2015: 11h00 | 15h00 | 18h30 (Domingo)
– 04 de junho de 2015: 11h00 | 15h00 | 19h00 (Quinta-feira)
– 05 de junho de 2015: 11h00 | 15h00 | 19h00 (Sexta-feira)
– 06 de junho de 2015: 11h00 | 15h00 | 19h00 (Sábado)
– 07 de junho de 2015: 11h00 | 15h00 | 18h30 (Domingo)

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.