Por causa do feriado de Ação de Graças, que aconteceu na última quinta-feira nos Estados Unidos, os estúdios da Walt Disney Pictures estreou no dia 24 de novembro, o seu mais novo longa-metragem de animação, “Enrolados” (Tangled). Com boas críticas, o animado surpreendeu e em três dias em cartaz, de quarta a sexta, já arrecadou mais de U$39 milhões de dólares apenas nos Estados Unidos e Canadá.

Com ótimos números iniciais, a Disney espera arrecadar até domingo entre 65 a 70 milhões de dólares. Se continuar assim, tudo indica que “Enrolados” (Tangled) será a melhor estreia do fim de semana, estreando em segundo lugar, atrás de “Harry Potter” e na frente do filme “Burlesque“, da Sony, que estreou também com a animação Disney.

A Walt Disney Animation Studios apresenta “Enrolados” (Tangled), um dos contos mais hilariantes e de arrepiar os cabelos já contados. Quando o bandido mais procurado do reino – e também o mais charmoso – Flynn Rider (voz de ZACHARY LEVI) se esconde em uma misteriosa torre, ele se torna refém de Rapunzel (voz de MANDY MOORE), uma bela e mal-humorada adolescente com mais de 21 metros de cabelos dourados mágicos. A curiosa captora de Flynn, que está buscando um meio de sair da torre onde está trancada há anos, faz um acordo com o belo ladrão e a dupla improvável parte em uma fuga repleta de ação, junto com um supercavalo policial (chamado Maximus), um camaleão superprotetor (chamado Pascal) e um bando de criminosos beberrões.

Donna Murphy, vencedora de dois prêmios Tony® também está no talentoso elenco de vozes apresentado no filme, como Mãe Gothel. Ron Perlman empresta sua voz ao irmão Stabbington, um dos bandidos parceiros de Flynn, e Jeffrey Tambor e Brad Garrett fazem as vozes de dois dos bandidos que Flynn e Rapunzel encontram ao longo de sua jornada.

Enrolados é repleto de personagens hilários, mas também tem muita ação e emoção”, diz John Lasseter, diretor de criação dos Estúdios Walt Disney e Pixar Animation. “Nós quisemos criar um mundo e uma história singulares que evocassem o sentimento dramático e rico que é uma característica clássica da Disney, mas que também fossem novos e engraçados e que dessem ao público algo jamais visto em animação computadorizada. Os cineastas criaram um mundo que se desenvolve sob o alicerce do legado da Disney, mas que nos transporta para uma terra que é inteiramente nova”.

O produtor Roy Conli acrescenta: “É uma maravilhosa história de duas pessoas que ainda não sabem quem são e, ao longo do filme, descobrem seus respectivos destinos. Nós quisemos romper com alguns estereótipos que já haviam sido feitos. Flynn é um cara descolado, que já fez de tudo e já viu de tudo na vida. Rapunzel é uma garota ingênua – mas esperta – que vive protegida, e ainda não fez nem viu nada na vida! Ele ajuda a levá-la para um lugar em que ela possa ver a si mesma de forma mais clara, e ela ajuda a levá-lo para um lugar em que ele possa corrigir alguns dos erros que ele já cometeu na vida. Juntos, eles completam as lacunas que há nos dois”.

Lasseter lançou mão de dois dos mais reverenciados talentos para conduzir o 50º longa de animação da Disney. Os dois maiores astros em ascensão da indústria de animação, Byron Howard e Nathan Greno foram chamados para criar um filme que poderia estar na prateleira ao lado de clássicos filmes animados da Disney, e proporcionar, ao mesmo tempo, diversão eletrizante para plateias modernas. E Lasseter, ganhador de dois prêmios da Academia® (Toy Story, Tin Toy) e com créditos como diretor que incluem Vida de Inseto e Carros, diz que eles conseguiram atingir o objetivo proposto. “Eles são alguns dos jovens diretores mais talentosos que eu já conheci”, afirma ele. “Eles têm um incrível senso de narrativa, mas uma das coisas que eu adoro neles é o senso de humor. Eles realmente entendem o que torna um filme da Disney um filme da Disney: a emoção. Walt Disney sempre dizia: ‘Para cada gargalhada, deve haver uma lágrima‘”. Eles têm um toque contemporâneo e novo para algo que é clássico da Disney.

Parece um filme animado clássico da Disney, mas também é uma animação CG em 3D”, acrescenta Lasseter, “então é realmente diferente de tudo que já fizemos antes”.

Howard dirigiu Bolt – Supercão dos Estúdios Walt Disney Animations, a comédia de aventura de 2008, que faturou mais de US$ 300 milhões em todo o mundo e foi indicada a dois prêmios Globo de Ouro® (Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original) e ao Oscar® de Melhor Longa de Animação. Greno, um animador veterano com 14 anos na Disney, trabalhou como chefe de história em Bolt – Supercão e tem créditos pela animação e/ou história em Mulan, Irmão Urso e A Família do Futuro.

Com seu incrível elenco de atraentes personagens humanos e animais, fantásticos cenários – de castelos e torres a florestas e bares – e efeitos visuais espetaculares que incluem uma cena climática com 46 mil balões brilhantes, Enrolados é uma comédia contemporânea para plateias de todas as idades que também representa um marco artístico e técnico para o Estúdio Walt Disney Animation e para a arte de animação computadorizada.

O público pode achar que sabe o que esperar de um filme de Rapunzel”, diz Greno. “Mas nós o viramos de cabeça para baixo para fazer um filme que fosse relevante, novo e diferente. Byron e eu adoramos os clássicos filmes da Disney e quisemos revisitar o visual retrô descolado dos anos 1950, e mesclá-lo com humor, ação, ritmo e narrativa contemporâneos. Isso acrescenta uma roupagem inteiramente nova a esse tipo de história”.

Howard acrescenta: “O escopo deste filme é gigantesco – com perseguições a cavalo e lutas de espada, fugas de prisões e enchentes. A história nos deu uma chance de levar a sensibilidade da cinematografia dos dias de hoje e inseri-la em uma história clássica“.

Nós também contamos com o extraordinariamente engraçado e inteligente Dan Fogelman, que escreveu o roteiro”, continua Howard. “Ele deu vida a Flynn, conferiu um tipo de perspicácia inteligente a Rapunzel e uma natureza sarcástica incrível a Gothel – nós não teríamos conseguido isso sem ele”.

Todos os cineastas concordam que eles criaram alguns personagens incríveis. “Os personagens simplesmente roubam o espetáculo”, diz Lasseter.

Nesta nova aventura, quando o mais procurado e encantador bandido do reino, Flynn Rider, se esconde em uma misteriosa torre, ele se converte em refém de Rapunzel, uma bela e vivaz adolescente com um cabelão dourado de 21 metros de comprimento, que está presa na torre. A partir desse momento, Rapunzel começa a procurar o passaporte para se libertar deste lugar no qual se encontra há 18 anos, e decide fazer um trato com o ladrão. E assim começa a aventura desta dupla, repleta de ação, com um cavalo-polícia, um camaleão super-protetor e uma gangue da pesada. Segundo o site do El Capitan, o longa-metragem de animação terá 95 minutos de duração.

No elenco de dublagem do animado foram confirmadas as participações de Zachary Levi (Flynn Ryder), Mandy Moore (Rapunzel), Donna Murphy (Mother Gothel, a bruxa), Ron Perlman (Stabbington Brother), M.C. Gainey (Captain of the Guard), Jeffrey Tambor (Big Nose Thug), Brad Garret (Hookhand Thug) e Paul F. Tompkins (Short Thug).

No Brasil, descobrimos até agora, que o apresentador da Rede Globo, o Luciano Huck, vai emprestar a sua voz para o personagem Flynn Ryder, que no original é dublado por Zachary Levi, do seriado “Chuck” e a cantora e atriz Gottsha (atualmente na novela i Ti Ti, da Rede Globo, como a Madame Linda Ferguson) acabou de dublar a personagem Mãe Gothel, a madastra de Rapunzel.

A estreia nacional de “Enrolados” (Tangled) está agendada para acontecer no dia 07 de Janeiro de 2011, também em Disney Digital 3D em cinemas especializados.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.