No final do ano passado, o cineasta brasileiro Carlos Saldanha (Rio e A Era do Gelo) veio ao Brasil a convite da 20th Century Fox para divulgar junto com o diretor Steve Martino (Horton e o Mundo Dos Quem! e A Era do Gelo 4) o mais novo animado da Blue Sky Studios, Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme (The Peanuts Movie), que está atualmente disponível para venda em DVD, Blu-ray e também no formato digital.

Durante a viagem, batemos um rápido papo com o diretor brasileiro que nos falou um pouco sobre o novo filme do estúdio, A Era do Gelo: O Big Bang (Ice Age: Collision Course), já em cartaz nos cinemas, na qual trabalhou como produtor executivo e contou em primeira mão um pouco sobre seu próximo projeto, o animado The Story of Ferdinand (ainda sem título no Brasil), que estreia em julho de 2017 e que se encontra já em produção.

Baseada no livro infantil de 1936, escrito por Munro Leaf e ilustrado por Robert Lawson, o diretor afirmou que o filme está ficando incrível e que seu lançamento acontece ano que vem. “É um filme incrível, que eu to adorando fazer e vai ser para 2017!”, afirmou Saldanha. Sobre a técnica que será utilizada na animação, o diretor afirmou que será uma produção 3D e “terá um visual muito bonito, porque tem aquela coisa do livro, vamos manter o apelo do personagem!”, concluiu o diretor.

Quando indagado sobre produzir um filme live-action, com atores reais, depois do sucesso de sua participação na direção de um dos curtas do lindo filme Rio: Eu te Amo, terceiro filme da franquia Cities of Love, Saldanha afirmou que está “trabalhando em alguns roteiros“, mas que no momento está focado na produção do animado, “vamos ver o que sai até lá!“, concluiu o diretor.

Abaixo você confere a entrevista completa com o diretor Carlos Saldanha:

Baseado no famoso livro infantil de Munro Leaf, que só nos EUA já vendeu 4 milhões de exemplares, o animado vai contar a história de Ferdinand, um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar cheirando flores ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com outros touros. Durante a trama, a medida que vai crescendo, ele se torna um touro forte e grande, mas com o mesmo pensamento, mas certo dia, cinco homens vão até sua fazenda para escolher o maior, melhor e mais forte animal para participar das tradicionais touradas em Madri. Infelizmente, Ferdinand é escolhido acidentalmente e vai ter que enfrentar muitos perigos nas touradas.

Com direção e roteiro assinados por Carlos Saldanha (diretor dos três primeiros filmes da franquia A Era do Gelo e também Rio e Rio 2), a produção está nas mãos de Bruce Anderson, John C. Donkin e Paul Feig e a produção executiva fica a cargo de Chris Wedge. A trilha sonora está sendo composta por John Powell (Pan, Como Treinar o Seu Dragão 2, Rio 2 e Happy Feet 2: O Pinguim).

O time de dubladores original trará as vozes de Paul Feig, Donald Sutherland, Chris O’Dowd, Samantha Morton, Diego Luna, Mark Valley, Tom Kane, Russell Peters, Venus Schultheis, John C. Donkin Aidan McGraw, Noah Johnston, John C. Donkin e do próprio Carlos Saldanha, que fará a voz do vendedor de bilhetes das touradas na Espanha.

The Story of Ferdinand (ainda sem título no Brasil) estreia dia 21 de julho de 2017, nos melhores cinemas norte-americanos.

Vale lembrar, o filme Um Sonho Possível (The Blind Side), estrelado por Sandra Bullock (A Proposta), voltou a citar o livro e fazer com que ele fosse novamente comentado pelos fãs de cinema e aumentando suas vendas nos EUA. Você que é fã Disney, com certeza lembra desta história, que o próprio Walt Disney popularizou em 1938, quando ganhou um Oscar de melhor curta-metragem de animação, quando adaptou o livro para esse divertido curta chamado Ferdinando, o Touro (Ferdinand the Bull).

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.